Na sexta-feira (15), durante o “Mulher valorizada, comerciária fortalecida”, foram apresentadas e aprovadas por unanimidade as cinco deliberações submetidas às duas mil comerciárias que participaram do evento da Fecomerciários em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
A secretária da Mulher da Federação, vereadora Márcia Caldas, presidente do Sincomerciários de São José do Rio Preto e coordenadora executiva do evento, afirmou que o dia foi muito especial às mulheres da categoria “Considero o dia de hoje como uma quebra de paradigmas, já que desperta o senso de participação nas lutas femininas, ocupando com mais responsabilidade o espaço na sociedade”. Márcia ainda comentou sobre a aprovação unânime das deliberações “Ficamos muito felizes com o aval dado por todas as presentes. Em suma, as propostas ampliam a defesa das causas femininas, fortalece e aumenta a visibilidade da mulher em sociedade”, ressaltou.
Abaixo, as 5 deliberações aprovadas pelas comerciárias:
1 – Combater a Reforma da Previdência (PEC 06/19), uma vez que ela pune, principalmente, as mulheres. NÃO QUEREMOS TRABALHAR MAIS E GANHAR MENOS!
2 – Por meio das 12 Regionais da Federação realizar nos Sincomerciários e nos Sinprafarmas agendas que ouçam as reivindicações e as denúncias das mulheres. QUEREMOS SER OUVIDAS, VISTAS E RESPEITADAS.
3 – Já passou da hora do Brasil acabar com toda e qualquer forma de desigualdade e discriminação. Pelo fim da violência física e psicológica e dos assédios sexual e moral. QUEREMOS RESPEITO, MAIS DELEGACIAS DA MULHER E CASAS DE ACOLHIMENTO. A LEI MARIA DA PENHA TEM DE SER CUMPRIDA. FEMINICÍDIO DEVE SER COMBATIDO COM RIGOR.
4 – Maior participação das comerciárias no sindicalismo e na política. É preciso incentivar a sindicalização e aprimorar a consciência política das mulheres. UNIDAS, OCUPAREMOS OS ESPAÇOS SINDICAIS E POLÍTICOS PARA A CONSTRUÇÃO DO BRASIL QUE QUEREMOS.
5 – Geração de empregos formais às mulheres, com direitos garantidos e pagamento de salários justos. SOMOS TRABALHADORAS. PRECISAMOS CONQUISTAR O ESPAÇO QUE CABE A NÓS NO LOCAL DE TRABALHO.
As medidas serão encaminhadas ao Congresso Nacional e multiplicadas nas bases dos sindicatos filiados de todo o Estado.