A 3ª Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat) contou, nesta quinta-feira (7) de abril de 2022, na capital paulista, com a forte presença dos comerciários. Com o presidente da UGT Nacional, Ricardo Patah, e com o presidente da UGT/SP, Amauri Mortágua, compareceram Sincomerciários do Estado. O presidente da Fecomerciários e Deputado Federal, Luiz Carlos Motta, também prestigiou o encontro que reuniu cerca de 500 dirigentes e trabalhadores ligados às Centrais Sindicais: UGT – União Geral dos Trabalhadores; CUT – Central Única dos Trabalhadores; Força Sindical; CTB – Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil; NCST – Nova Central Sindical de Trabalhadores; CSB – Central de Sindicatos do Brasil; Intersindical Central da Classe Trabalhadora; CSP CONLUTAS – Central Sindical e Popular Conlutas; Pública, Central do Servidor; Intersindical Instrumento de Luta.
Por unanimidade, eles aprovaram a Pauta da Classe Trabalhadora baseada nos encaminhamentos “Emprego, Direitos, Democracia e Vida”.
Márcia Caldas representa comerciários de Rio Preto na Conclat 2022
A presidente Márcia Caldas participou do evento e enfatizou: “A CONCLAT 2022 simboliza a nossa luta, a nossa garra, a nossa força. Seguiremos firmes em defesa de melhorias e da garantia de direitos aos nossos trabalhadores. As representações aqui hoje são de muita importância e fortalecem o nosso propósito! Avante”.
Motta
O presidente Motta diz: “Agora, trabalharemos os encaminhamentos da Conferência no Congresso Nacional e com os patrões. Os difundiremos massivamente junto aos trabalhadores”.
Principais pautas
-Política de valorização do salário mínimo
-Programa de renda básica
-Promover políticas de incentivo as micro, pequenas e médias empresas.
-Promover o principio de “trabalho igual, salário igual”
-Garantir à mãe o período de 180 dias de licença maternidade
-Política de formação profissional
-Saúde e segurança do trabalhador
-Economia solidária