A campanha Novembro Azul, criada em 2011 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, tem o objetivo de conscientizar os homens sobre os cuidados com a saúde, principalmente em relação ao câncer de próstata. Através de ações pontuais e assertivas, a campanha contribui para romper preconceitos e destaca informações importantes sobre a doença.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a cada 38 minutos, um homem morre no Brasil pelo câncer de próstata. A mortalidade pela doença é alta e leva a óbito 28,6% dos que desenvolvem tumores malignos.
Um dos aspectos mais preocupantes sobre o câncer de próstata vai além da mortalidade. É preciso combater o preconceito acerca dos exames de prevenção. Nesse sentido, a campanha Novembro Azul foi idealizada para incentivar a população masculina a cuidar da saúde a fim de prevenir e aumentar as chances de cura por meio do diagnóstico precoce.
Como prevenir?
Há duas formas de prevenir o câncer de próstata: realizar exames frequentemente e adotar hábitos saudáveis. Portanto, é recomendável que:
-Realize um check-up anualmente;
-Faça o controle do colesterol, diabetes e pressão;
-Pratique exercícios físicos regularmente,
-Mantenha o peso ideal;
-Evite cigarro e abuso de álcool;
-Mantenha uma alimentação equilibrada.
Agora que você está informado (a) sobre a importância da campanha Novembro Azul para garantir a saúde e o bem-estar do homem, procure atendimento médico e os exames preventivos de forma regular a partir dos 40 anos, mesmo que não haja nenhum caso da doença na família. “A prevenção é o melhor remédio. Faça parte do movimento Novembro Azul e cuide da sua saúde, homem! O Sincomerciários Rio Preto abraça essa causa!”, comenta a presidente Márcia Caldas.