Com a flexibilização da quarentena e a retomada do comércio, os trabalhadores do setor arriscam diariamente as suas vidas e ficam expostos à infecção pelo novo Coronavírus.
O Projeto de Lei nº 5480/20, de autoria do deputado federal Luiz Carlos Motta (PL-SP), altera a Lei 13.979/20, que prevê medidas para enfrentar a Covid-19, e inclui os comerciários como prioridade na campanha nacional de imunização contra a doença. “Os trabalhadores do comércio são a maior categoria profissional urbana no País. Como lidam com o público e têm contato direto com mercadorias, cartões e dinheiro, ficam mais vulneráveis à contaminação”, afirmou.
Representante da categoria no Congresso Nacional, Motta avalia que a imunização protege a vida e a saúde dos trabalhadores e, também, contribui para impedir a proliferação do novo Coronavírus. “Ao serem vacinados, os comerciários preservam a própria saúde e, da mesma forma, daqueles que estão próximos e em contato com eles”.
Requerimento – Além do PL 5480/20, Motta apresentou Indicação ao Ministério da Saúde para reforçar a inclusão dos trabalhadores do comércio na futura campanha de imunização. O órgão anunciou que idosos, profissionais de saúde e professores devem constar no plano preliminar para a vacinação contra a Covid-19 no país.
PL do Deputado Motta é notícia na Folha de São Paulo
A colunista da Folha de São Paulo, Mônica Bergamo, noticiou neste sábado, 30, o Projeto de Lei do Deputado Motta que prioriza comerciários na vacinação contra a Covid-19.
Motta é presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC).
FILA
“Ao serem vacinados contra a Covid-19 os comerciários vão preservar a sua própria saúde e vida e, da mesma forma, daqueles com os quais convivem socialmente e se relacionam profissionalmente”, justifica o parlamentar.
Leia na íntegra:
https://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2021/01/projeto-de-lei-preve-inclusao-de-comerciarios-na-fila-de-prioridades-para-vacinacao.shtml