Diante do atual cenário econômico das Lojas Americanas, o departamento Jurídico do Sincomerciários de São José do Rio Preto, a pedido da Presidente Márcia Caldas, realizou visitas em todas as unidades da rede na região metropolitana de Rio Preto, com o objetivo de esclarecer dúvidas e reforçar a disponibilidade do Sindicato em prol dos funcionários, que podem ser afetados diretamente pela atual crise econômica.
“Ressaltamos que o nosso papel é lutar pela preservação dos direitos dos trabalhadores e, para tanto, defendemos o não fechamento das lojas. Estamos à disposição dos comerciários que atuam na empresa para dar todo o suporte jurídico necessário!”, destacou a presidente Márcia Caldas.
Entenda o caso
A Americanas, importante e renomada loja varejista, informou ter encontrado “inconsistências contábeis” de R$ 20 bilhões nos balanços de 2022 e de anos anteriores. O problema ocorreu durante uma operação comum no varejo, chamada de “risco sacado”.
O comunicado informando o rombo e a saída de executivos da empresa já sinalizava a dificuldade na qual a gigante do varejo estava envolvida. Inconsistências das contas com fornecedores não estavam registradas da forma correta no balanço por anos, deixando a companhia como devedora dessa quantidade exorbitante para bancos.
Na quinta-feira (19), a empresa entrou com pedido de recuperação judicial no Tribunal de Justiça (TJ) do Rio de Janeiro. A varejista informou que o valor total da dívida é de cerca de R$ 43 bilhões e que conta com 16,3 mil credores.
Fonte: gauchazh