O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro no Brasil. Este dia representa a introdução dos negros na sociedade Brasileira e faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, que lutou para preservar o modo de vida dos africanos escravizados que conseguiam fugir da escravidão. Além disso, representa a luta dos negros contra a discriminação racial e igualdade social.
A importância da data está no reconhecimento dos descendentes africanos na constituição e na construção da sociedade brasileira. A comemoração objetiva refletir sobre a participação histórica e cultural dos negros no âmbito social.
Dia da Consciência Negra é feriado?
Em 2011, a presidente Dilma Roussef sancionou a lei 12.519/2011, que criou a data, mas que não obriga que ela seja feriado. Portanto, se é feriado ou não varia de cidade para cidade.
Em São José do Rio Preto, por exemplo, não é feriado, mas “O Dia da Consciência Negra” é celebrado em mais de 900 cidades brasileiras. De qualquer forma, sendo feriado ou não, o Sincomerciários reconhece e valida a luta dos negros em prol a uma sociedade mais atuante e igualitária.
“O Dia da Consciência Negra é importante para lembrarmos que alma não tem cor”.